domingo, 10 de janeiro de 2010
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Agradecimentos
É com grande prazer que o Grupo de Cuidados Paliativos do Hospital Heliópolis agradece a presença de todos no I Encontro organizado por nossas equipe.
A sua participação fez do nosso encontro um sucesso.
Momentos como esses são riquíssimos, afinal profissionais, e acima de tudo pessoas, tão diferentes se uniram para discutir um assunto tão importante para quem lida com o ser humano: o CUIDAR!
Estamos de portas abertas para recebê-los.
Obrigado
Com carinho
GRUPO DE CUIDADOS PALIATIVOS DO HOSPITAL HELIÓPOLIS
OBSERVAÇÃO: Em breve teremos fotos no evento. Aguarde!
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Programe-se!!
I ENCONTRO DE CUIDADOS PALIATIVOS DO HOSPITAL HELIÓPOLIS
06 de Novembro de 2009
Anfiteatro Térreo
TEMA
Critérios de inclusão em Cuidados Paliativos
Inscrições no Local: 9h30
Início: 10hs
Organização: Grupo de Cuidados Paliativos do Hospital Heliópolis
domingo, 25 de outubro de 2009
EVENTO DO GRUPO
I ENCONTRO DE CUIDADOS PALIATIVOS DO HOSPITAL HELIÓPOLIS
06 de Novembro de 2009
Anfiteatro Térreo
Abertura: 9h30
Início: 10hs
TEMA:
CRITÉRIOS DE INCLUSÃO EM CUIDADOS PALIATIVOS
Convidados:
Dra. Ana Georgia Cavalcanti de Melo – Fundadora da Associação Brasileira de Cuidados Paliativos
Dr. Ricardo Caponero – Presidente da Associação Brasileira de Cuidados Paliativos
Organização: Grupo de Cuidados Paliativos do Hospital Heliópolis
Inscrições pelo e-mail: cuidadospaliativos.heliopolis@gmail.com
(Envie nome completo, RG e insituição)
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Discussões
Para quem ainda não nos conhece, somos um grupo formado por diversos profissionais da área da saúde e também administrativa do Hospital Heliópolis. O desejo de discutir sobre a questão de qualidade de vida e o nosso papel diante disso para os nossos pacientes, fez com que formássemos o Grupo de Cuidados Paliativos.
Fazemos semanalmente reuniões para as discussões de casos e de questões burocráticas. Porém há aproximadamente duas semanas, um dos membros, Dr. Marcos Brasilino, levantou a questão sobre como agimos e enfrentamos a morte de forma pessoal.
Uma série de perguntas foram destinadas a profissionais que ali estavam e que nos deixou, por todo este período, pensando sobre como ajudar alguém que está frente a morte ou seus familiares se muitas vezes não sabemos como reagir se isso acontecer conosco.
Será que estamos realmente preparados para morrer? O que é morrer para cada um de nós?
Essas discussões tem sido muito enriquecedoras para o grupo, pois tenho certeza, e agora falo de maneira pessoal, que cada um levou para casa parte do que nossos pacientes e seus familiares sentem. E é assim que vamos crescendo juntos...
Venha fazer parte dessa discussão. Você também pode contribuir e crescer com este grupo!!!
Por Fabíola Rocha Tristão
Sugestão dada por Dra. Judith: "Saber Envelhecer", Cícero.
Segundo o site Travessa.com.br, neste límpido e célebre texto sobre a velhice, Cícero desenvolve a tese de que a "arte de envelhecer" é encontrar o prazer que todas as idades proporcionam, pois todas tem as suas virtudes.
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
EVENTO!!!
Instituto de Infectologia Emílio Ribas
Dia Mundial de Hospice e Cuidados Paliativos 2009
“Descobrindo sua Voz”
A Equipe Interdisciplinar de Cuidados Paliativos do Instituto de Infectologia Emílio Ribas realizará um evento do “DIA MUNDIAL DE HOSPICE E CUIDADOS PALIATIVOS” em nosso anfiteatro no dia 07 de outubro de 2009.
Desta maneira, nosso Instituto soma-se aos esforços mundiais no sentido de divulgar e introduzir esta assistência em nosso país.
Programação
4ª feira – 07/10
Ø 8:00 – 8:15h - RECEPÇÃO
Ø 8:15 – 08:45h - ABERTURA
Dr. David Emerson Uip – Diretor Técnico do IIER
Dr. Marcos Vinicius da Silva - Diretor Divisão Científica do IIER
Drª Mônica Estuque Garcia Queiroz – Coordenadora da Equipe Interdisciplinar de Cuidados Paliativos do IIER
Ø 8:45 – 09:00h - ATUAÇÃO DA EQUIPE INTERDISCIPLINAR DE CUIDADOS PALIATIVOS NO IIER
Drª Mônica Estuque Garcia Queiroz – Coordenadora da Equipe Interdisciplinar de Cuidados Paliativos do IIER
Ø 9:00 – 9:45h - “ATENÇÃO DOMICILIÁRIA EM CUIDADOS PALIATIVOS”
Dr. Claudio Sakurada – Médico coordenador do Programa de Atendimento Domiciliar e do Grupo de Apoio ao Profissional e ao Paciente Crítico do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo - HU/USP
Ø 9:45 - 10:00H - DISCUSSÃO
Ø 10:00 – 11:15h – “O ADOECER E A TERMINALIDADE NAS ARTES VISUAIS”
Dr Ricardo Tapajós – Médico infectologista - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo / FMUSP
Ø 11:15 – 11:30H – DISCUSSÃO
Ø 11:30 – 12:00 – ATIVIDADE MUSICAL
Saxofonista André Paganelli
Ø 12:00 – ENCERRAMENTO E COFFEE BREAK.
Inscrições Gratuitas
Vagas Limitadas
e.mail : expedientetecnica@emilioribas.sp.gov.br
fones: 3896-1162/1192 -com Srª Luciana
Horário: 07:00 ás 15:00 h
Vagas Limitadas
e.mail : expedientetecnica@emilioribas.sp.gov.br
fones: 3896-1162/1192 -com Srª Luciana
Horário: 07:00 ás 15:00 h
Assinar:
Postagens (Atom)